Partilhe esta Página





Total de visitas: 46252
Unhas encravadas
Unhas encravadas

UNHA ENCRAVADA

 

Unha encravada (onicocriptose

 

Unha encravada é uma doença muito comum. Ela ocorre quando uma parte da unha entra na pele ao seu redor. O motivo é que a pele torna-se uma barreira para o crescimento da unha. Sendo a unha uma estrutura mais resistente que a pele, esta não pára seu crescimento e penetra e causa dor e inflamação nos cantos da unha. Compromete homens e mulheres,crianças e adultos.

Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente os "dedões" e as unhas encravam quase sempre pelos cantos. O quadro se inicia com dor local que vai aumentando de intensidade e pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico.

A onicocriptose ou unha encravada é processo doloroso originário da penetração da lâmina ungueal no tecido mole circunjacente,com predomínio nos grandes artelhos e maior frequência no sexo masculino, na proporção de 3:1, ocorrendo o acometimento entre 10 e 30 anos de idade.É doença multifatorial, destacando-se a convexidade exagerada da lâmina ungueal, o uso de calçados apertados, a excessiva pressão externa, traumas crônicos e o corte inadequado da unha.

Entre os erros mais comuns cometidos pelas pessoas, as especialistas apontam o uso de palito, a retirada freqüente da cutícula e o corte inadequado da unha.

 

CAUSAS:

 

• Trauma: Sapato apertado ou chuteira apertada (no caso dos homens), Ter levado uma pisada ou Queda de algum objeto

• Corte incorreto: A própria pessoa corta a unha de forma inadequada

• Alteração do formato: Fatores como idade ou micose podem engrossar ou encurvar a unha

• Lesões: A retirada da cutícula pode contribuir para o problema

• Genética: Muitas pessoas nascem com lâminas muito largas para o tamanho do leito ungueal