Criar um Site Grátis Fantástico






Partilhe esta Página





Total de visitas: 46186
Mãos e pés gelados
Mãos e pés gelados

 
  • Mãos e pés frios o tempo todo

A A A

Não é tão difícil de encontrar pessoas que sofram com mãos e pés gelados. Mesmo durante o verão, as extremidades do corpo não esquentam por nada. Usar meia, também para dormir, e aplicar cremes para esquentar são medidas não muito eficientes. Mas até que ponto pés e mãos frias não são sintomas de nenhuma doença mais grave? E quando este sintoma é nada mais do que temperatura corporal baixa?

Segundo o cirurgião vascular e angiologista Roberto Pazello, é muito complicado analisar o sintoma isoladamente, porque as causas são as mais variadas.

Se as mãos ou os pés são frios constantemente, seja no inverno ou no verão, há muito tempo, a preocupação é menor. "Ter os membros sempre gelados não significa obrigatoriamente uma doença. Pode ser somente uma temperatura corporal mais baixa", diz o médico.

Agora, se esta temperatura baixa vem acompanhada de palidez, dificuldades de movimentação, mãos e pés arroxeados, um angiologista deve ser procurado. Se a dor também é constante, deve-se fazer exames mais detalhados. "Um quadro de obstrução arterial aguda, por exemplo, tem como características membros frios, pálidos, de cor roxa e também dor intensa", exemplifica Pazello.

A utilização de hormônios, como os anticoncepcionais, pode contribuir para as extremidades do corpo serem mais geladas. Outro fator muito importante, destacado por Pazello, é a parte emocional. "Quando a pessoa passa por uma emoção forte ou está muito estressada, isso vai interferir na temperatura das mãos e dos pés. Uma pessoa estressada está sempre com as extremidades mais frias", destaca.

Como este sintoma pode não ser nada, dependendo do quadro de cada paciente, a melhor forma de tirar a dúvida é consultando um especialista, no caso um angiologista.